1 - Introdução
Uma aula que
visa a preparação corporal de um artista deve
necessariamente se preocupar com a maneira de como esta
servirá à prática do mesmo, ou seja, à interpretação. Com a
ausência desta preocupação, corre-se o risco da aula se
tornar apenas mais uma de ginástica.
O Laboratório
Acrobático pensou em oficinas onde os exercícios físicos
sempre estão caminhando, não paralelos, mas juntos à
interpretação. Todos os exercícios devem ser justificados
pelo ator através de imagens criadas por ele. A prática da
improvisação utilizando o material apreendido em aula é de
fundamental importância para o desenvolvimento do aluno.
Durante as aulas o Laboratório Acrobático deverá promover o
desenvolvimento da capacidade de improvisação, interação e
a disponibilidade cênica. Desta maneira, todos os
movimentos acrobáticos precisam ter um sentido muito claro
para existir, como qualquer gesto teatral, deve estar à
serviço da comunicação e não utilizado
gratuitamente. É claro que
em determinado momento, parte da aula será destinada ao
aprendizado técnico e nem sempre completamente aberto à
teatralidade.
Para melhor
compreensão do movimento, optamos em trazer para aula
elementos da dança e do teatro contemporâneo. Este estudo
alimentará os alunos em suas escolhas gestuais e a
adaptação aos movimentos acrobáticos.
O nome Laboratório
Acrobático remete à experimentação e para tal é necessário
troca de informações e vivências com os alunos. Uma das
questões das oficinas é estimular o processo criativo e
criador dos alunos para que os mesmos, ao final, possam
continuar com a pesquisa adaptando o que serve e o que não
serve para o seu trabalho pessoal.
"O
ator deve descobrir as resistências e obstáculos que o
prendem na sua forma criativa. Assim, os exercícios
adquirem a possibilidade de sobrepujar os impedimentos
pessoais. O ator não se pergunta mais:" "Como posso fazer
isso?" Em vez disto, deve saber o que não fazer, o que o
impede. Através de uma adaptação pessoal dos exercícios,
deve-se encontrar solução para a eliminação desses
obstáculos, que variam de ator para ator."
(Jerzy Grotowski)